domingo, 7 de agosto de 2011

Quanto vale o Quilate?

Água Marinha

A água-marinha é uma gema cristalina que ocorre geralmente em tons pastéis; logo, quanto mais escura, mais rara e valiosa. É a mais tradicional das pedras preciosas brasileiras, sendo muito procurada internacionalmente.

Águas-marinhas de grandes dimensões fazem parte de coleções de jóias especiais.

Cor: azul, com uma nuance azul esverdeada bem característica.

Tom: de muito clara a escura; normalmente azul pastel e muito raramente azul-escuro.

Transparência: cristalina. Normalmente sem inclusões visíveis.

Valor: pequenas variações de saturação de cor refletem consideravelmente no preço. Águas-marinhas com 2 a 6 quilates de tonalidades azul médio valem de US$150 a US$500 por quilate. Tons de azul-escuro em tamanhos maiores podem alcançar mais de US$1,000 por quilate.

Ametista

A mais antiga das pedras preciosas usada pelo homem, com registros datando de mais de 25.000 anos. A lapidação correta de um bom cristal de ametista pode prover uma gema violeta de grande beleza. Bela e de preço acessível, a ametista está entre as pedras preciosas mais populares.

Cor: violeta, com nuances azuladas ou avermelhadas.

Tom: de claro a escuro. As muito claras ou muito escuras são menos valiosas. A de cor púrpura intensa é a de melhor qualidade.

Transparência: normalmente sem inclusões visíveis, mas às vezes pode-se perceber a irregularidade típica da distribuição de cor. Uma lapidação correta é essencial para a distribuição da cor.

Valor: ametistas lapidadas de boa qualidade de 2 a 8 quilates oscilam entre US$10 a US$20 por quilate. Pedras de cor muito boa com mais de 10 quilates podem atingir preços superiores a US$30 por quilate.

Citrino

Amarelos dourados e brilhantes, amarelos avermelhados cor de conhaque são algumas das variedades de cor da irmã da ametista, conhecida como citrino. Às vezes ametista e citrino ocorrem no mesmo cristal e levam o nome de ametrina.

O Brasil é a fonte principal de ametista e citrino e oferece uma inigualável opção de variedades de cor e tamanho.

Cor: amarelo, castanho-amarelo, laranja, vermelho amarronzado ou conhaque. A cor mais valiosa é o conhaque, conhecido como "Rio Grande".

Tom: de claro a escuro. Tons muito claros ou com matizes muito escuros são menos cobiçados.

Transparência: como para a ametista, o primor na lapidação ressalta sua beleza ao máximo.

Tratamento: praticamente todos os citrinos são submetidos a tratamento térmico para exibir permanentemente a intensidade de suas cores potenciais.

Valor: citrinos de boa qualidade de 2 a 8 quilates oscilam entre US$10 e US$20 por quilate. Pedras grandes com bons tons de conhaque podem valer mais que US$30 por quilate.

Topázio Azul

O brilho e as cores celestiais da variedade azul de topázio coroaram esta gema como a mais popular e acessível da última década. Com as novas tecnologias de tratamento para adicionar ao topázio natural incolor uma cor permanente azul, o mercado foi agraciado com esta bela gema, de valor muito acessível.

Cor: azul. Nomes comerciais como azul-celeste, azul suíço, azul-cobalto são às vezes mencionados para definir diferentes matizes de azul.

Tom: de claro a escuro.

Transparência: transparente e sem inclusões visíveis.

Tratamento: todos os topázios azuis disponíveis no mercado são o resultado da combinação de tratamentos de radiação e térmico. O processo é seguro, tornando sua cor permanente.

Valor: topázios azuis de boa lapidação variam de US$6 a US$12 por quilate.

Topázio Imperial

O brilho e a intensidade das cores desta rara pedra preciosa fascinam a quem a conhece. Topázios Imperiais já eram muito apreciados pelas czarinas russas três séculos atrás. O Brasil é o único produtor comercial desta gema, oriunda apenas da região de Ouro Preto. Seu valor certamente se elevará nas próximas décadas pela raridade e demanda crescentes.

Cor: amarelo, laranja, salmão, rosa e conhaque.

Tom: de claros a escuros, mas nunca muito escuros. Os tons mais escuros e as cores mais tendentes ao vermelho são mais raros e, conseqüentemente, mais valiosos.

Transparência: cristalina e normalmente sem inclusões visíveis.
Certificação: o Certificado Amsterdam Sauer para o Topázio Imperial é abrangente e exclusivo.

Valor: tons mais claros ou pedras abaixo de 2 quilates valem US$100 por quilate ou menos. Os tamanhos mais comerciais vão de 2 a 6 quilates. Os matizes laranja podem valer de US$100 a US$300 por quilate. Preços para tons rosas e pêssegos variam bastante, podendo alcançar mais de US$1,000 por quilate. Pedras maiores em tons rosas mais intensos e pedras de cor conhaque podem valer mais de US$2,000 por quilate

Turmalina

A turmalina ocorre numa ampla gama de matizes, cada variedade é batizada por sua cor principal. As mais importantes são: rubelita – a vermelha; indicolita – a azul; verdelita ou simplesmente turmalina – quando a cor verde prevalece. O Brasil é o maior produtor desta gema bela e popular. As turmalinas são muito apreciadas pelos designers, que desenvolvem sua criatividade através de seu amplo espectro de cores.

Cor: todas as cores. A verde é a mais popular; a vermelha e a azul são mais raras.

Tom: variável. Tons muito escuros são menos valiosos.

Transparência: as verdes e azuis normalmente não têm nenhuma inclusão visível e a variedade vermelha quase sempre apresenta inclusões.

Valor: a beleza e raridade de cada turmalina lapidada definirá seu preço. Turmalinas de preço mais acessível podem custar menos de US$100 por quilate. Verdes comerciais de 2 a 6 quilates com boa tonalidade valem entre US$100 e US$300 por quilate. Vermelhos e azuis de muito boa qualidade podem valer mais de US$500 por quilate. A rara variedade Paraíba, de cor azul-néon, tem valor inestimável por sua raridade.


52 comentários:

  1. Eu tenho uma turmalina que é bi color sendo a maior parte verde e uma pequena faixa azul de boa transparência gostaria de saber se altera valor da pedra,por ser de duas cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa levar sua pedra até um profissional para que ele possa avaliar... Infelizmente não tenho ideia do valor da sua pedra...

      Excluir
  2. Qual o valor do quilate da zircônio cúbica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal possuo uma ametista de mais ou menos uns 3 kg e de tamanho mais ou menos de 10 por 20.

      Excluir
  3. Qual o valor do quilate da zircônio cúbica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa levar sua pedra para um profissional avaliar... Falando assim não dá para saber... Desculpa não poder ajudar

      Excluir
  4. tenho um citrino de 8ctl com bom toms amarelo-laranja quanto vale isso

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma pedra cristal ametista aproximadamente 800g queria saber quanto vale e onde vender

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma pedra cristal ametista aproximadamente 800g queria saber quanto vale e onde vender

    ResponderExcluir
  7. tenho uma peça de ametista de 20kg para vender os imteressados entrar em contato e-mail, iremar.lage@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. tenho uma água marinha de 45 gramas !

    ResponderExcluir
  9. Olá Alexandra, tudo bem? Voltei de Ouro Preto com algumas pequenas gemas de Topázio Imperial. Saberia me informar, por favor, onde poderia avaliá-las aqui em São Paulo? Alguma recomendação para evitar uma possível depreciação pelo profissional? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho duas ametistas cristalinas e uma citrina todas são brutas eu teria algum valor com elas?

    ResponderExcluir
  11. Tenho um rubi de 5 a 6 quilates.gostaria de saber valor e onde avaliar e vender.

    ResponderExcluir
  12. Qual valor de um topazio incolor ou champanhe de 240 quilates lapidado?

    ResponderExcluir
  13. tenho muita fuchsita rosa onde vende e quanto vale
    meu fone 11 985326835

    ResponderExcluir
  14. tenho muita fuchsita rosa onde vende e quanto vale
    meu fone 11 985326835

    ResponderExcluir
  15. tenho muita fuchsita rosa onde vende e quanto vale
    meu fone 11 985326835

    ResponderExcluir
  16. Tenho disponivel uma quanidade de Ruby corundum, Amethysta, Opal castanho, Almandine,Safira Corundum tudo de proveniente de Moçambique. interessado por favor contactar. FB: Gui Ribeiro. +258867000700
    posso enviar fotos sob jornal atualizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto vale hj no mercado uma turmalina verde de trinta quilates vc sabe ?

      Excluir
  17. Achei uma pedra azul clara quando cavava um poço em Itarana no Es, não conheço bem pedras mais um cara me ofereceu 800,00 reais nela.Alguém sabe me dizer que pedra é essa azulada?

    ResponderExcluir
  18. Tenho Alexandrita e esmeraldas com laudo e certificado. Whatsapp (75)998835233 ou Valdecirsetelagoas@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Quem tiver pedras com boa cristalização me manda no zap
    83-99822-4315

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho turmalina, mas estou em mocambique...se estiver enteressado me contacte do whatsapp+ 258846193864

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. EU DISCOBRI UMA MINA, NAO EXPLORADA DE AMESDISTA SAIQUANTIDADE EM GRANDE QUEM EXTIVER ENTERESCADO, ME ENCONTRE NOS CONTACTO +258840651333, EM MOCAMBIQUE

      Excluir
  20. tenho Rubis e Alexandrita para venda, quem se interessar entrar em contato pelo e-mail henriquem74@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. O maior expert em pedras e gemoterapia chama-se MAHARAJA e particip de programas de Tv com jo Soares, Anamaria Braga e outros. E o mais renomado e justo. Conhece-muito. o E-mail dele: maharaj_108@yahoo.com

    ResponderExcluir
  22. Tenho ametista roxa de boa qualidade onde posso vender

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma turmalina Imperial negra o que posso fazer pra avaliar pedra?

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma pedra de berilo vermelho escarlate quero vender está precisando ser lapidada

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma pedra de berilo vermelho escarlate quero vender está precisando ser lapidada

    ResponderExcluir
  26. TENHO UMA PEDRA EM FORMA CIRCULAR EXVERDEADA,COM PESO DE 420,GRAMAS NEM SEI O TIPO DE PRDRA Q E TRANSPARENTE COM BOLHAS LA DENTRO, ALGUEM ME AJUDA

    ResponderExcluir
  27. eu tenho uma pedra bruta de mais ou menos 1kg de ametista, quanto isso vale?

    ResponderExcluir
  28. Teho 3 pedras sendo 2 Turmalinas sendo uma escura e 1 mais clara e tambem uma pedra de topázio incolor, quero avaliar essas pedras e não sei onde podem ser feito isso, se alguem puder me ajudar eu agradeço, lembrando que são pedras encontradas brutas sem lapidação, em viagem que eu fazia em vários lugares do brasil e as encontrei em diversos locais, só não me lembro onde foi.

    ResponderExcluir
  29. Como e avaliada a ametita?Tenho 3 pedras brutas

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. tenho quase 600 kg dessa pedra aguas marinhas

    ResponderExcluir
  32. Tenho 8 gk de aguas marinha quanto vale alguém pode me em formar

    ResponderExcluir
  33. tenho um topazio imperial (lapidado) 60 quilates, quanto vale ???

    ResponderExcluir
  34. tenho Di's para venda, duas de 10 quilates cada, whatsaap: 33 99109-2206.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia. tenho Turmalina!
    quem estiver interessado me contacte:
    Celular: +258 846109124 / +258 861713136
    whatsapp: +258 846109124
    Email: paulogimo@gmail.com

    NB: Estou em Moçambique

    ResponderExcluir
  36. Tenho uma Tanzanita de 10ct cor azul violeta interessados chamar no ZAP 61 98417 2885

    ResponderExcluir
  37. Tenho Uma pedra aproximadamente 10g amarelo/ laranja. Interessado watsap 258849078093.

    ResponderExcluir
  38. Olá tudo bem? E quanto vale a opala cristal ou a transparente? Zap 987290986

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. Tenho disponível pedras
    Águas Marinhas
    Turmalina
    Rubi.
    Quem estiver interessado
    Contacte pelo 258 865082618

    ResponderExcluir